A iniciativa HEARTS nas Américas, liderada pelos Ministérios da Saúde e a cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escolheu 19 cidades no Estado de Goiás, entre os 246 municípios. Dentre elas, foi escolhida Campo Alegre de Goiás para receber recursos pelo reconhecimento na categoria “Promoção em Saúde Cardiovascular”, que é a principal causa de morte no mundo. A premiação no valor de R$ 47.000,00 premia o município pela atuação dos serviços de saúde, por meio de um melhor controle da hipertensão e da prevenção com ênfase na atenção primária à saúde, o que foi atestado através de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, como a planificação da atenção básica de saúde, o acompanhamento de mais de 80% dos indivíduos diabéticos e com demais doenças crônicas, o cuidado e a atenção básica com a saúde da família e a eficiência nas informações repassadas pela secretaria junto ao Ministério da Saúde.
A iniciativa HEARTS está sendo implementada e expandida em 22 países para incluir mais de 1,4 mil centros de saúde em toda a região. Até 2025, a HEARTS será o modelo de gestão de risco de doenças cardiovasculares – incluindo hipertensão, diabetes e dislipidemia – na atenção primária à saúde nas Américas. Entre os países e territórios das Américas que aderiram à iniciativa HEARTS, estão Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Ilhas Virgens Britânicas, El Salvador, Equador, Guiana, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Dominica, Santa Lúcia, Suriname, Guatemala, Panamá, Bahamas e Trinidad e Tobago. O Brasil aderiu à estratégia internacional HEARTS em março de 2021.
A secretária Meire Lúcia lembra que esse reconhecimento só foi possível pelo fato de ter uma equipe de trabalho comprometida com a eficiência na saúde do município, e claro, por ter o total apoio do Prefeito José Antônio, que não mede esforços para dar as condições necessárias de infraestrutura e recursos para o bom funcionamento da pasta.
A secretária ainda destacou que ao receber a noticia que que Campo Alegre foi uma das cidades escolhidas em Goiás para o projeto HEARTS, foi como um prêmio.
“É um reconhecimento” disse a secretária, que nesta 5ª feira, 09 de fevereiro, participou da primeira reunião do grupo com outras 5 cidades.