O objetivo desse Projeto é a continuidade do viveiro da SEMMACampoalegre (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Campo Alegre de Goiás) para a produção de mudas de espécies nativas para serem usadas na recuperação das áreas degradadas e plantio de arborização urbana.

O viveiro municipal começou a produzir em 2019 mudas de paisagismo, de jardim para doação e mudas frutíferas.

PROJETO CAMPO ALEGRE + VERDE E PROJETO PRONAP

A implantação do Projeto além da produção e DOAÇÃO das mudas consiste em fazer um acompanhamento (manejo adequado) nas propriedades em que as mudas serão plantadas...principalmente em áreas de nascentes.  Para produção das mudas primeiramente será necessário fazer a coleta de sementes. Isso é realizado pelos profissionais da SEMMACampoalegre que se deslocam até o campo para fazer a identificação das plantas matrizes e, posteriormente, voltar ao campo e fazer a coleta das sementes que serão utilizadas no viveiro. As mudas são fabricadas nos viveiros onde após atingirem o tamanho ideal são distribuídas para os cadastrados.

CADASTRO

O cadastro é simples e serve para orientação da SEMMACampoalegre e para acompanhamento e doação. Devido as mudas levarem alguns meses para atingirem o tamanho propicio para serem doadas e plantadas com o cadastro conseguimos identificar a demanda.

A ficha do cadastro pode ser preenchida e enviada por email ou entregue na SEMMACampoalegre. Tambem há a possibilidade de fazer o cadastro na própria Secretaria do meio Ambiente.

VANTAGEM DE CADASTRAR:

TEM ACESSO A TODAS AS MUDAS PRODUZIDAS NO VIVEIRO, MUDAS PARA NASCENTE, MUDAS NATIVAS DO CERRADO, FRUTIFERAS, DE JARDIM, EXOTICAS..... com acompanhamento...

Assim que houver mudas para doar é feito o contato com produtor cadastrado e é  disponibilizado a  lista para escolha de acordo com a área indicada.

 

Como realizar seu pedido de mudas

Preencha o cadastro em ANEXO I abaixo:

Tenha em mão a seguinte documentação:

  • número do RG, CPF e Matricula do Imóvel que receberá as mudas para plantio;
  • endereço da propriedade, telefone para contato

Após realizada a solicitação para aquisição de mudas nativas , o pedido passará por uma analise da SEMMA. Caso o pedido seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas e a documentação necessária. Se não aprovado, o requerente receberá um e-mail contendo o motivo do indeferimento.


Conheça abaixo os critérios tomados para destinarmos as mudas produzidas nos viveiros do SEMMACampoalegre


  1. A avaliação dos pedidos das mudas seguem a portaria 01/2020, que regulamenta a destinação das mudas;

    2. As mudas são repassadas em "Rocamboles" contendo diversas espécies classificadas de acordo com os grupos sucessionais, voltadas para a recuperação. Para compor o rocambole é colocado porcentagem de mudas de cada grupo da sucessão como descrito a seguir:

Sucessão de Espécies Pioneiras - 40% de mudas, está espécie possuem crescimento rápido, exigem muita luz, e formam sombra para as demais espécies que precisam desta condição para se desenvolver, possuem vida curta.

Sucessão de Espécies Secundárias - 50% de mudas, possui crescimento moderado a rápido, toleram sombra, possuem vida relativamente longa.

Sucessão de Espécie Clímax - 10% de mudas, possuem crescimento lento, exigem pouca luz e duração de vida longa.

Está mistura de espécies no rocambole (pioneira, secundária e clímax) é importante para tentarmos ficar o mais próximo da regeneração natural, então é importante na hora que você for plantar estás mudas, posiciona-las de maneira alternada no campo, para que uma de suporte para a outra no crescimento.

5. Para fazer seu plantio você pode seguir algumas regras simples, confira em Recomendações para Plantio abaixo.

 

Recomendações para Plantio

1 - Para o plantio é importante fazer o preparo da área

2 - É fundamental o isolamento da área de animais de qualquer espécie para as mudas não serem destruídas pelo gado, porcos, galinhas etc.

3- Se houver capim ou outra vegetação rasteira é recomendada capina de coroamento ao redor da muda. Se não houver controle do mato as mudas podem morrer ou não se desenvolver por falta d’água, luz e nutrientes.

  1. A orientação técnica para o plantio deve ser buscada junto a SEMMACampoalegre. O plantio correto acarretará economia de tempo e dinheiro.

Para o plantio na mata ciliar

É indicado o coroamento da muda com a enxada. Qualquer outra operação de limpeza deve ser autorizada pela SEMMACAMPOALEGRE DE GOIAS

O que deve ser plantado em áreas a serem recuperadas ?

Os viveiros da SEMMACampoalegre dispõem de mudas recomendadas para a recuperação ambiental destas áreas. A orientação técnica para plantio é realizada por técnicos dos viveiro ou pela Secretaria do meio ambiente de seu município.