Setembro Amarelo

Projeto Jornal do CREAS

10 de setembro é realizado o  Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no Brasil esta campanha é realizada desde 2015, uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida ( CVV ), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Dados da Organização Mundial da Saúde ( OMS ), mostram que a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do planeta, isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem a vida dessa forma.

Transtornos mentais, depressão, bipolaridade, dependência química e esquizofrenia são as principais causas, mas, não se pode afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio apresentam estes transtornos.

Pode acontecer de maneira impulsiva, diante de situações inesperadas e impactantes, como final de relacionamentos, perda de pessoas queridas, abusos ou mesmo crises financeiras, também é comum em pessoas que sofrem discriminação, como os refugiados, imigrantes, gays, lésbicas, transgêneros e intersexuais.

Com o intuito de reforçar a campanha, a equipe do Jornal CREAS elaborou textos e vídeos executados pelos alunos.

Fotos e Roteiro: Cézio Pereira da Silva

Diretora: Michelle Antônio da Silva

 

Suicídio

Por: Karin Caroline Borges Silva, 13 anos

Estamos vivendo em um mundo que não é brincadeira, a cada dia uma ou mais pessoas cometem suicídio. Muitos dizem ser besteira, drama ou até falta de Deus, mas nunca procuram a pessoa para saber o que realmente está acontecendo.

Existem várias pessoas com depressão , bipolaridade, transtornos mentais, entre outros, pode acontecer  também por motivos de discriminação por parte da sociedade, fim de relacionamentos, perda de pessoas queridas, etc.

As vítimas de suicídio, que estão prestes a tirar a própria vida, demonstram suas necessidades de ajuda de uma forma mais oculta, por isso é sempre bom ficarmos atentos . Alguns dos principais sinais de alerta são: isolamento dos familiares e amigos, descuido da aparência, frases relacionadas à morte, choro sem motivo aparente, insônia ou sonolência excessiva.

A depressão é uma das principais causas , se um amigo, parente ou pessoas que convivem a seu redor demonstrar algum sinal, procure saber o que está acontecendo, ajude, orientando a procurar ajuda de  profissionais

A ajuda nunca deve vir como forma de julgamento ou emissão de opiniões, deixe bem claro que está ali apenas para apoiar, demonstrando amor e  paciência, enfim, ajude mais e julgue menos.

 O que é suicídio

Por: Clara Geovana M. da Silva, 15 anos

Será só um drama? É só para chamar a atenção, ou realmente é um problema, uma fase ruim que gera depressão, isolamento, auto mutilação e que acaba com um final trágico,a própria vida.

A depressão vem logo após uma decepção ou perda significativa, esta dor é tão forte que o individuo se exclui da sociedade, se fecha e cria seu próprio mundo.

Sem o apoio de pessoas próximas, sem cuidados, sem coragem para  desabafar, muitos fingem está tudo bem, mas na solidão de seu quarto, tendem a isolar-se de tudo e todos.

Por que em sua maioria isto ocorre entre jovens? O processo, que nós jovens passamos denominado juventude, na maioria das vezes, as decepções parecem ser mais fortes que nos adultos, talvez por inexperiência não sabemos como lhe dar com a dor que elas nos causam.

Por isso o suicídio entre os jovens tem crescido tanto em todo o mundo, na maioria das vezes ele não é cometido com a intenção de morrer, mas sim de aliviar a dor que estão sentindo.

Mas como ajudar? Procure perguntar, dialogar, mesmo que no primeiro momento a pessoa não queira se abrir, insista, mas nunca a abandone, em nossa cidade existe o CREAS ( Centro de Referência Especializada de Assistência Social ) e o CRAS ( Centro de Referência de Assistência ) que conta com psicólogos, assistentes sociais e orientadores sociais.

 Desistir não é uma opção

Por: Kelly Estevão Fernandes, 13 anos

O que dizer sobre suicídio? Por que para muitos isso é besteira, drama, apenas uma fase? Suicídio é coisa séria, pode ser que queira cometê-lo, porque está com depressão, e isso a impede de conquistar um futuro almejado, deixando a infeliz a ponto de acabar com a própria vida.

As pessoas que a cercam, muitas vezes só julgam e prejudicam, e por não saber como lhe dar com a situação, lamentam e dizem que nunca imaginavam que as vítimas chegariam a este ponto, visto que, se mostravam pessoas normais.

Mas, ao mesmo tempo que uma pessoa está sorrindo, fazendo as outras felizes, não quer dizer que não estão desesperadamente pedindo por ajuda, pois, em seu isolamento devem estar tramando contra a própria vida, acabando de vez com seu sofrimento.

Parentes e amigos entram em choque e admitem não terem percebido tantos sinais claros como: frases soltas sobre morte, como não fariam falta neste mundo, não se sentirem importantes para a sociedade em geral, infelizmente, tarde demais.

E para que isto não aconteça, lhe darei um conselho, preste mais atenção às pessoas que estão a sua volta, elas podem muito bem esconder lágrimas atrás de sorrisos, e para você que pensa em cometer suicídio, reflita e pare para pensar que existem pessoas que não conseguiriam viver sem sua presença , pense em seu futuro, ele depende somente de você.

 Suicídio/ Depressão

Por: Ana Gabriela Feitoza Cassimiro, 13 anos

O suicídio no Brasil e em todo o mundo está sendo um dos maiores problemas, crianças, jovens e adultos se matam a cada momento e o que as pessoas chamam de frescura, é uma doença, um desequilíbrio químico no cérebro.

Até o ano de 2020 será a pior doença do mundo, ele mata mais que o vírus HIV, não é brincadeira, é coisa séria, ajude enquanto a tempo,o amanhã pode ser tarde, faça hoje.

Você pode salvar muitas vidas, ajude os amigos que passam por este problema, antes que seja tarde e a culpa por não ter ajudado o torture por toda a vida.

As causas pelas pessoas se matarem , muitas vezes são por motivos de bulling, problemas em casa, solidão e dificuldades sociais.

Não deixe para depois , salve vidas!

 Suicídio

Por: João Vitor Ferreira Vaz,13 anos

O suicídio é causado por bulling, depressão causada por fatos ruins que acontecem em nossas vidas, e está muito sério em todo o mundo.

As pessoas desenvolvem depressão por traumas que aconteceram em suas vidas, em sociedade, na escola, trabalho.

No Brasil, o suicídio se torna ainda mais forte pela discriminação, uma situação muito triste e que cabe a todos nós mudarmos este quadro, com respeito e atenção aos problemas alheios.

Ajude para não se arrepender depois!

 Suicídio

Por: Ana Carolina, 11 anos

O suicídio acontece por vários motivos como: o término de um namoro, uma briga familiar, tem sido um dos grandes problemas que o Brasil vem enfrentando ao longo dos anos.

Preste mais atenção a seus filhos, caso mudem seu comportamento, suas atividades, amizades, falta ou excesso de sono, descuido da aparência ´, frases soltas sobre morte e etc.

A melhor saída ainda é o diálogo, o amor e o apoio familiar. Não obtendo resultados, procure por ajuda especializada encontrada em sua própria cidade.

 Suicídio

Por: Poliana

Suicídio é um assunto muito sério que tem que ser discutido com os jovens, muitas vezes é causado por pessoas que estão sofrendo bulling ou por problemas familiares. Por isso o diálogo com os filhos se torna importante, pois podem está com o psicológico abalado e quando pensam em praticar o suicídio não pensam nas pessoas que farão sofrer, as coisas que estão deixando para trás.

Recentemente estava na mídia o jogo da Baleia Azul, em que jovens praticavam desafios e o fim era destruir a própria vida, por isso os pais devem se atentar aos celulares dos filhos, acompanhá-los nas atividades escolares, afinal, muitas vezes o bulling se inicia nas escolas.

 Sobre Suicídio

Por: Ana Júlia

Para prevenir o suicídio é preciso ter um acompanhamento psicológico e principalmente familiar, a Judá dos pais é fundamental. Tudo começa com uma depressão vinda do bulling, ou até mesmo pelo desprezo familiar.

Depressão não é brincadeira, e sim assunto importante a ser discutido, então nunca fique criticando pessoas gordas, negras, gays, lésbicas entre outras, pois podem até estar de brincadeira, mas tudo isso pode machucar quem escuta e levar ao suicídio.

Não fique de zoeira, respeite e ajude!

 

 

 

 

 

Confira a Galeria de Fotos abaixo: