SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TRAZ CURSO DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATORES PARA CAMPO ALEGRE

Foi concluído no último dia 12 a primeira turma do curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas promovido pela Secretaria de Assistência Social de Campo Alegre de Goiás. O treinamento foi realizado pelo Senar- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural de Campo Alegre de Goiás e contou com a parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

No total 16 participantes concluíram a capacitação que foi realizada nos dias 10,11 e 12/6 pelo instrutor Grigório da Silva Oliveira, engenheiro agrônomo.

O secretário de agricultura e meio ambiente, Demilson Assunção (Juruna) destacou a importância da capacitação dizendo que ” um operador de trator treinado faz toda diferença para a execução do trabalho. Ele saberá usar o equipamento corretamente, prevenindo-se de acidentes e obtendo melhor desempenho, em função do conhecimento que adquiriu”.

Durante o curso os alunos puderam conhecer os componentes, sistemas e simbologia de diferentes modelos de tratores. Também aprenderam sobre a importância da manutenção preventiva, que engloba principalmente a atenção à lubrificação correta, práticas de operação e regulagem em campo e passaram por prova de habilidade para serem aprovados. A atenção às medidas para saúde e segurança do trabalhador como o uso de EPI´s- Equipamento de Proteção Individual e identificação de situações de risco também foram destacadas.

A Secretaria de Assistência Social está reforçando o diálogo com as empresas da cidade e ofertará várias oportunidades de capacitação para que a população local tenha mais chances no mercado de trabalho. Michelle Silva, responsável pela pasta, destacou que “o município tem muita força no agronegócio regional e é pensando nisso que estamos reforçando nossa parceria com o Senar e Sindicato Rural para ampliar a oferta de oportunidades como esta. Com mais emprego e renda, mais famílias sairão da vulnerabilidade social”, ressaltou ela.